sábado, 4 de setembro de 2010

Prometo pela minha honra ... deveres para com ... humm?

Oi pessoal.

Antes de tudo quero esclarecer que somente estou deixando aqui registrada minha opinião pessoal baseada nas minhas observações durante esses 11 anos de escotismo que estou presenciando.

Um assunto que deu muito debate na minha pré-vigília e nas últimas rodas de debate em que eu participei foi:

É necessário acreditar em um "DEUS" para ser escoteiro?

Essa pergunta sempre bateu com força na cara dos princípios escritos na promessa.

"Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com DEUS e minha Pátria, ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião, e obedecer a lei escoteira."

Aí está o conflito.

Se um indivíduo que deseja fazer parte da fraternidade mundial não acredita em uma religião, diz-se que ele contradiz a promessa e logo não é apto a fazê-la...
PORÉM! Como o movimento escoteiro é um movimento sem fins lucrativos e qualquer tipo de discriminação por raça, cor, sexo ou credo, esse pessoa pode participar nas nossas atividades.

Ok, esse é o senso comum que eu tenho visto. Você pode ser escoteiro, mas você não pode fazer a promessa.

Eu não concordo.

O movimento escoteiro deve ser aberto para todos, independente de qualquer coisa.
Se as grandes figuras querem algum motivo em especial para isso eu tenho 3:

1. Pense na seguinte situação: uma criança de 10 anos de idade diz que "não acredita em Deus". O chefe olha e pergunta se ela tem certeza disso. A criança diz que sim.
Uma criança de 10 anos, ou um adolescente, ou um adulto até, tem uma vida inteira pela frente.
Se ele não acredita, talvez um dia acredite.

2. O que diz no estatuto é o seguinte: "O movimento escoteiro tem o dever de direcionar os jovens a encontrarem seu lado espiritual."
Não é dizer "Acredite em Deus ou vai pro Inferno!", mas sim trabalhar esse lado. Todos devem ter essa chance, não importando o resultado final.

3. Quem disse que o significado da palavra Deus é um só? Quem disse que Deus é uma entidade onipotente ou um cara que encontrou a felicidade ou um sorvete de casquinha sem igual?
Na minha humilde opinião, Deus é a vontade de fazer o bem, é o amor e a compreensão. Não precisa ser um cara barbado que olha tudo do céu. Se você promete cumprir seus deveres para com seu Deus, nesse caso a bondade e o amor, você prometeu e ponto.

O que eu escrevi não é uma verdade absoluta, é o que eu acredito.

Valeu pessoal!
Muito Obrigado!

Sempre Alerta!

Um comentário:

  1. Pow, cara, gostei pra caramba. Parabéns. Me deu uma idéia de post no meu blog, eu já escrevi, mas vou publicar apenas mais tarde.
    http://www.blogdohiroshi.com/?p=2148
    Abraços.
    Ah. Uma dica/pedido.
    Libera pra assinar o comentário também com nome/url. Assim outras pessoas que têm sites sem ser nesses padrões também conseguem assinar no comentário.
    Hiroshi

    ResponderExcluir